Sucesso comercial

O sucesso comercial depende apenas do produto comercializado?


Uma pergunta bem aberta essa sua. No entanto a respeito da sua pergunta posso deixar claro que é um Não, o sucesso comercial está dentro da sua cabeça, o que quero dizer é que cada um tem o seu conceito de sucesso. Por exemplo, tem gente que está muito satisfeita em ter um carrinho de picolé na beira da praia podendo escolher o dia de pegar onda e o dia que vai produzir para comer e pagar o aluguel. Filosofia à parte, vamos para o lado prático. Ter um produto sendo comercializado não é garantia de sucesso, pois você pode colocar seu produto em oferta e não vender, não se posicionar no mercado de forma adequada ou mesmo ter um excelente produto que não é adequadamente trabalhado e por conseqüência ele não virar por uma série de fatores: falta de distribuição, conceito da marca, embalagem, concorrentes e etc. Antes de chegar ao sucesso, você deve se preparar porque independente do seu objetivo ou produto existem variáveis que devem ser estudadas e habilidades que devem ser adquiridas, estratégias que devem ser elaboradas e principalmente obter conhecimento sobre o mercado desejado e etc. Um bom exemplo: mesmo para uma micro empresa o seu sucesso depende de vários fatos sendo um dele a boa administração, por isso, faça um curso básico de gestão e vá abrindo o leque para markenting, vendas e etc. como disse, a sua pergunta é bem aberta para comentar, no entanto, continuo afirmando que ter um produto não é garantia de sucesso comercial. Conselho: estude, planeje e trabalhe muito, um empreendedor corre riscos calculados.

Walber Fujita
Empresário, consultor e palestrante

Walber Fujita